Dia das mães e não tem como deixarmos de falar sobre a realidade de diversas chefes de família, que durante a pandemia, tiveram que se reinventar.
Neste processo de adaptação, muitas mães precisaram dar conta de reuniões de escritório, preparar refeições, cuidar da casa, dos filhos, ajudar nas aulas online.
Quase impossível não enlouquecer diante de tantas atividades. Concorda?
Uma pesquisa realizada pela startup Pin People , com aproximadamente 30 mil trabalhadores no Brasil e América Latina, apontou que a saúde mental das mulheres maternas encontra-se em estado crítico. Segundo resultados parciais, as mães estão tendo uma experiência de trabalho remoto não tão boa quanto a dos pais.
O Papel das Organizações para o cuidado com as mães da equipe.
Uma mulher não deve ser reduzida em sua competência profissional por causa da maternidade. Infelizmente existe ainda uma longa jornada rumo a conscientização da sociedade e das empresas, para que essa colaboradora, materna, se sinta acolhida e consiga adaptar seus compromissos profissionais com os maternos.
É imperioso que as empresas pensem em um modelo de trabalho remoto menos engessado, que foque em metas e não no cumprimento de horários, seria uma alternativa humanizada, que com certeza aumentaria o rendimento e desempenho dessa profissional. É justo que toda mulher possa desfrutar sua maternidade e também crescer na carreira. Isso não deve ser uma escolha e sim um direito.
A mãe do século XXI
Através de uma pesquisa realizada pela RME (Rede Mulher Empreendedora), 75% das empreendedoras decidiram empreender após a maternidade. Na classe C, a porcentagem aumenta para 83%.
Hoje as mães do século 21, são mulheres que encontraram na autonomia profissional, liberdade para conciliar vida pessoal, materna e profissional.
Muitas delas viram nas novas tecnologias e no trabalho remoto, a oportunidade de crescer profissionalmente e viver a maternidade com mais qualidade e equilíbrio.
Vocês não estão sozinhas
Milhares de mães estão no home office, enfrentando o desafio diário no trabalho e na vida materna. Todas com suas histórias de superação, amor e criatividade. Umas dividindo as tarefas com seus companheiros e outras em carreira solo. São momentos de aprendizados, trocas, desespero e também alegrias.
Esperamos em breve com este mundo em constante transformação, que as mulheres maternas possam conquistar ainda mais seu lugar no campo profissional, e que o fato de terem filhos seja considerado, acolhido e respeitado pelas organizações. Esperamos chegar lá logo!
Feliz dia das Mães!
Equipe materna da Techmaster