O serviço de Nuvem é a garantia de que o seu negócio pode trabalhar remotamente com segurança

Com os novos desafios implementados pela nova crise de saúde mundial, muitos planos acabaram ficando de lado, já que a contenção de custos se tornou um fator de extrema importância para estabilidade e sobrevivência nesse novo cenário. No entanto, obter um plano de ação que ajude a conter todos estes custos com recursos inovadores e rápidos sendo mais flexíveis, eficazes, eficientes e garantindo economia, se mostrou a estratégia mais correta.  
O serviço de Nuvem é a garantia de que o seu negócio pode trabalhar remotamente com segurança, economia e otimização. Mas mesmo com este serviço, é necessário buscar entender qual a sua necessidade, de acordo com a evolução do seu negócio, para que não haja pagamento excessivo e o uso ineficiente.  

1. Estratégias de redução de custo com a nuvem corporativa 

A oferta de produtos na nuvem é muito ampla, desde sistemas de informação que você já usa em sua rede local, que em geral são ofertados na modalidade de software como serviço (SaaS), até ambientes sofisticados de infraestrutura como serviço (IaaS). Junto a este último há PaaS (plataforma como serviço) que pode ser compreendida como sabor um pouco mais sofisticado do IaaS para compor algumas soluções mais complexas de maneira mais eficiente e automatizada. Cada caso deve ser avaliado em conexão com seus objetivos de negócio e estratégia corporativa como um todo. Não se trata tão somente de uma escolha de infraestrutura de TI e sim de usar o recurso adequado na sua própria medida certa. 

2. Mapeamento

Uma das etapas mais importantes, é também identificar qual solução de nuvem irá garantir um funcionamento eficiente para a organização, já que dentro desse serviço existem vantagens com capacidade que vão além da economia de custos e acesso remoto. 
Essa identificação é capaz de conduzir as decisões estratégicas mais inteligentes, criando junto com a tecnologia a capacidade de visualizar e priorizar quais os aplicativos funcionarão melhor, atendendo e gerando um impacto no seu nível máximo para a empresa.    

3. Qual a nuvem ideal? 

A nuvem é nada menos que um “aluguel” de serviços de armazenamento, que você terá por um determinado período escolhido que dispensará todo um grande investimento em infraestrutura para o armazenamento.  
Escolher qual a plataforma de nuvem ideal para o seu negócio vai depender exclusivamente das suas necessidades como, objetivos de negócios, questões de segurança, necessidades de padronização, preparação organizacional e custos. 

Identificar se o próprio fabricante dos seus sistemas de informação provê a sua solução como SaaS, é uma fórmula fácil e simples de ir para nuvem com seus sistemas. Adotar uma das principais nuvens públicas, como o Microsoft Azure, é uma ótima saída para ter flexibilidade e capacidade de crescer sua infraestrutura sob demanda, mas mesmo assim, há casos em que um provedor de nuvem privada pode ser mais coerente com seu negócio, alimentar a cadeia local de negócios além de prover os serviços de maneira mais customizada e direcionada ao cliente.

Essa decisão precisa estar alinhada com a evolução da empresa no mercado.  

4. Fornecedor adequado

Existem muitos fornecedores que oferecem produtos no mercado hoje, incluindo provedores de soluções de nuvem privada ou públicas.  

Para a adesão do fornecedor ideal, embora todos eles forneçam um conjunto de elementos fundamenteis para o serviço, é preciso entender que ao procurá-los, cada um tem sua característica, ou seja, assim como cada empresa tem sua especialidade em atendimento, cada um deles têm áreas específicas onde há um foco maior, com recursos exclusivos e especiais para tal necessidade, e que desempenham um papel muito importante no momento em que o cliente vai escolher para implementar o produto ideal.  

5. Qual a implementação correta?    

Ao implementar os aplicativos corporativos, eles geralmente são orientados por um grande conjunto de personalizações que podem se tornar um obstáculo.  

Os obstáculos podem ser desde, como incapacidade de integração com outros aplicativos na nuvem, incapacidade de utilizar dados externos ou incapaz de realizar o futuro roteiro da organização. 

Uma vez implementado, esses aplicativos em nuvem precisam ser monitorados e controlados para garantir que não haja uso incontrolado da nuvem. 

A estratégia de implementação deve ser totalmente alinhada nos negócios e apoiar a tomada de decisões inteligentes. À medida que mais organizações percebem os benefícios da nuvem, a adoção tende a aumentar drasticamente. 

O alinhamento com os objetivos do negócio com a nuvem, é capaz de ajudar a otimizar os gastos desnecessários e garantir o máximo do aproveitamento investido em nuvem.  

Eduardo Ribeiro