Para ajudar no combate a um tipo perigoso de ransomware que tem provocado muitos transtornos e prejuízos, a Techmaster preparou um infográfico sobre os cuidados que devem ser tomados contra essa ameaça.

Existem diversas variantes desse malware, mas as piores são as que criptografam os arquivos e pedem um “resgate” para descriptografá-los.

Por enquanto, a melhor maneira de se proteger ainda é a prevenção. Então, leia e coloque em prática essas dicas:

1 – Examine bem os emails

Tenha cuidado com mensagens de origens não verificadas. Na dúvida, você pode se comunicar diretamente com o suposto remetente, para confirmar se ele enviou realmente as mensagens.

2 – Evite clicar em links não verificados

Eles podem levar ao download de um ransomware. Além disso, cuidado com sites que solicitam que você digite um código CAPTCHA, já que este pode estar ligado a um ataque de ransomware. Para verificar sua validade, use serviços grátis como o Trend Micro Site Safety Center para verificar a reputação do site.

3 – Faça backup de seus arquivos importantes

Apesar da prevenção ser sempre o melhor remédio, ter um backup de arquivos importantes diminui os potenciais danos de um ataque de ransomware. Embora ficar impedido de usar o seu próprio sistema seja sempre uma coisa ruim, será menos pior se você puder recuperar seus arquivos importantes. A regra de backup 3-2-1 se aplica aqui: três cópias de backup de seus dados em duas diferentes mídias e uma dessas cópias em um local separado.

4 – Atualize seus softwares

A atualização para a versão mais recente pode fornecer uma camada a mais de proteção contra ameaças online, já que alguns tipos de ransomware chegam através da exploração de vulnerabilidades nos softwares.

5 – Use uma suíte de proteção em camadas

Fazendo isso, é possível detectar ameaças antes que elas entrem em seu sistema. Soluções de segurança, como o Trend Micro Security, podem bloquear sites perigosos e links prejudiciais encontrados em redes sociais, emails e mensagens instantâneas, oferecendo proteção contra vírus, phishing e outras ameaças online.

Clique aqui para fazer o download do infográfico.